COMO FAZER UM PLANO DE AULA
Para planejar sua aula você precisa ter objetivos.
a) Os OBJETIVOS abrangem seis
grandes áreas do conhecer, e para formulá-los você deve prestar atenção em como
usar os verbos.
1- Conhecimento
– Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir,
reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
2- Compreensão
– Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir,
deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE
.
.
3-Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar,
operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
4- Análise – Analisar, comparar, criticar,
debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
5- Síntese – Sintetizar, compor, construir,
documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não
tem RE.
6- Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar,
decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO
e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5).
b) COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da
COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3).
c) CONTEÚDO pode ser PROGRAMÁTICO OU EIXO
TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua
totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.
d) METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica
(Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme,
documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor,
elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos,
resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos
instrucionais (lapis, quadro, apostila, TV, dvd).
e)AÇÃO
DIDÁTICA –
Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala
de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro Momento, Segundo Momento, Terceiro Momento.
f) HABILIDADES
– O que o
aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no
substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.
g) TEMPO- Lembre-se, seu tempo deve ser
cronometrado.
h)AVALIAÇÃO
– Forma
com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como
por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3).
i)
BIBLIOGRAFIA - Apostila
ou livro onde se teve o embasamento para a aula.
MUITO IMPORTANTE, GRATO!
ResponderExcluirVolte sempre, Deus o abençoe
ResponderExcluir