SEJA UM SEGUIDOR E DIVULGADOR NA SUA IGREJA

Para adquirir qualquer material do DERP entre contato pelo email: alianca.b@hotmail.com ou telefones:
(81) 3049-2063/ 3049-3063
/ 9874-3130

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Revista 07- LIÇÃO 05- A PROPICIAÇÃO

Calvin Gardner


AUXILIO 02- CRISTO A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS

Podemos aprender muito sobre os atributos e a obra de uma personagem bíblica observando os nomes que este recebe na Bíblia. Jesus é o tema central da Bíblia dai a Sua pessoa e obra ocuparem grande parte dela. A maneira como a Palavra de Deus refere-se a Jesus têm muito a ver com o nosso estudo sobre a Sua pessoa e obra. Deus tem exaltado a Jesus “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef. 1:21). Queremos aproveitar pelas referências bíblicas essas qualidades sublimes para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4).

A Propiciação dos Nossos Pecados

"E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." I João 2:2; "... e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." I João 4:10

A obra salvadora que Jesus Cristo fez diante de Deus para todos os que crêem é vista na palavra "propiciação". Essa obra de propiciação é muito importante, pois por ela a justiça de Deus é demonstrada (Rom 3:25). Pela propiciação Deus é tanto o justo quanto justificador daquele que têm fé em Jesus (Rom 3:26).

Estando em pecado, o homem é inimigo (Rom 8:7) e transgressor (I João 3:4) e por isso é condenado (João 3:19) e destituído da glória de Deus (Rom 3:23). O pecador quebrou a lei santa de Deus e por isso, selou a sua condenação imediata e eterna (Rom 3:10-20), a sua separação de Deus (Efés 2:12) e morte espiritual (Efés 2:1) e física (Rom 5:12; 6:23; Heb 9:27).

É bom lembrarmos que não foi Deus o transgressor. Os próprios pecados do homem geram a separação entre ele e Deus (Gên. 2:7 - 3:16; Isa 59:1-12). O homem torna-se, no mesmo instante, culpado e fraco (Rom 8:5-8). O pecador é culpado pelos seus pecados pessoalmente, e devido os pecados, ele torna-se fraco para fazer justiça diante do Deus ofendido.

Nessa situação desesperada é que Cristo, como a propiciação pelos pecados do povo de Deus, torna-se revelador.

A palavra grega usada no Novo Testamento e traduzida como "propiciação" em português significa expiação (#2434, Strong’s). O verbo transitivo direto expiar, de onde vêm a palavra expiação em português, significa: 1.remir (a culpa), cumprindo pena; pagar. 2. Sofrer as conseqüências de: 3. Sofrer, padecer. Como um verbo pronominal, purificar-se (de crimes ou pecados) (Dicionário Aurélio Eletrónico, v. 2.0).

Deus é santo e fiel. Ele têm proferido sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal, "no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gên. 2:17). Através dos profetas Deus avisou constantemente o povo, "a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4,20). Por Deus ser justo, nenhum pecador pode viver.

Mas, nessa situação de pecado por parte do homem e de santidade por parte de Deus, Deus enviou Seu Filho para a propiciação (I João 4:10). Cristo nasceu sob a lei (Gal 4:4) e, em tempo, foi feito pecado por nós (II Cor 5:21). Com o pecado do Seu povo sobre Ele, Cristo derramou Seu sangue. Todo o castigo que o pecado merecia; toda a morte que a justiça de Deus pedia; a condenação completa que Deus exigia para o pecador - foram feitas por Cristo. Ele é a propiciação, a expiação, quem paga as conseqüências. Ele é o purificador dos nossos crimes diante de Deus.

Sendo assim Cristo é a reconciliação, a concórdia, a redenção dos pecadores para com Deus. Através de Cristo, a propiciação dos nossos pecados, Deus mostra a sua justiça e por Cristo Deus vê como justificado aquele que tem fé em Jesus (Rom 3:26).

Para entrar nessa benção que é ter Cristo, a propiciação dos seus pecados, é necessária uma obra de Deus. Essa obra levará o condenado a aborrecer os pecados e a clamar que Deus seja "propício" (Luc 18:13 - "misericórdia", da palavra grega "propiciação" - Concordância Fiel do Novo Testamento).

Você já têm essa obra de Deus? Deseja tal obra? Peça a Deus até que Ele purifique a você por Cristo, a propiciação dos pecados! Será mostrado aos outros o seu arrependimento dos seus pecados e a sua fé em Cristo como a sua expiação.

No Velho Testamento havia a mesma pregação. A arca da aliança tinha a propiciação que simbolizava Jesus Cristo (Heb 9:5-15; Êx. 25:17-22; Lev 16:11-17). O propiciatório ficava sobre o vaso de ouro, que continha o maná, a vara de Arão, que tinha florescido e as tábuas da aliança (Heb 9:4) mostrando que Cristo, a propiciação dos nossos pecados, é superior a tudo que houve antes dEle e que Ele cumpriu tudo o que o tipificava.

Você já está em Cristo? Só por Ele há remissão. Só por Ele Deus é tanto o justo quanto justificador dos nossos pecados. Não confie em nada menos que Cristo, a propiciação dos nossos pecados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário