SEJA UM SEGUIDOR E DIVULGADOR NA SUA IGREJA

Para adquirir qualquer material do DERP entre contato pelo email: alianca.b@hotmail.com ou telefones:
(81) 3049-2063/ 3049-3063
/ 9874-3130

quarta-feira, 28 de março de 2012

Revista 09- LIÇÃO 01- O QUE É A IGREJA


AUXÍLIO 01- 

Por Joelson Gomes

I- O QUE É A IGREJA?

1.a- O Antigo Testamento. Como você bem sabe a Bíblia tem duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento. Vamos olhar como estas duas partes falam sobre o povo de Deus.
No Antigo Testamento encontra-se a palavra hebraica qahal para designar a reunião, a assembléia do povo de Israel. Esta palavra significa a reunião de um grupo de pessoas conclamadas por Deus especialmente com propósito religioso[1]. William Barclay nos diz que esta palavra era usada para a reunião do “povo de Deus conclamado por Ele, a fim de escutar a Deus”, [2] mas esta reunião podia ser também para tratar de assuntos jurídicos e políticos.

1.b- Quando chegamos ao Novo Testamento encontramos a palavra grega έκκλησία (ekklesia) que é traduzida por igreja. Esta é uma palavra composta de έκ (ek = de, para fora), e καλέω (kaleô = chamar), ficando a combinação então: chamar de, chamar para fora.[3] Sobre esta palavra escreve Dewey M. Mulholland:

A etimologia de ekklesia contribui para conhecermos o significado da palavra igreja. É composta de ek (para fora) e kaleô (chamar, convocar). Como Deus chamou seu antigo povo para fora do Egito e o conduziu para a Terra Prometida, ele chama pessoas para “fora do mundo” (“não se amoldem ao padrão deste mundo”, Rm. 12:2) para caminhar para “o alvo, a fim de ganhar o prêmio da chamada celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3:14).[4]

1.c-Na época do Novo Testamento esta palavra era normalmente usada para designar uma reunião por qualquer motivo (At. 19: 32). Num lugar em que havia gente reunida, ali havia uma ekklesia/igreja. Os cristãos começaram a aplicar esta palavra também para suas reuniões, e assim as reuniões dos crentes passaram a se chamar “ekklesia/igreja”. Observe alguns aspectos do uso desta palavra pelos escritores do Novo Testamento:

·         Ekklesia pode ser os crentes reunidos em uma casa (Rm. 16:5; 1 Co. 16:19);

·         Ekklesia pode ser os crentes reunidos de uma determinada localidade, ou cidade (Mt. 18:15-17; At. 11:26; 1Co. 16:1-2; 2 Co. 8:1). A palavra aqui está significando os cristãos reunidos em um determinado local. Esta ekklesia está situada numa cidade, tem seu rol de membros definido, e nem todos que fazem parte da mesma são cristãos de verdade. É uma igreja local.

·         Ekklesia poder ser os crentes reunidos de uma determinada região (At. 9: 31). Observe que aqui a palavra engloba todos os cristãos das regiões citadas.

·         Ekklesia pode ser os cristãos verdadeiros de todas as épocas; todo povo verdadeiro de Deus, sem distinção (Ef. 1: 22-23; 5:25-26; Cl. 1:18-24). Aqui a palavra significa a comunhão de todos os cristãos da terra, de todos os tempos e lugares, os que já estão com Cristo (Hb. 12:23); os que ainda estão na terra, e os que ainda serão salvos. A ekklesia aqui é um corpo espiritual universal, não uma organização terrena. É um organismo vivo. Foi esta ekklesia/ igreja que Jesus veio edificar (Mt. 16: 16-18).

1.d- Portanto, a palavra ekklesia (igreja) é usada no Novo Testamento, tanto para significar todos os cristão verdadeiros de todos os tempos, como para significar grupos de irmãos reunidos em um lugar, uma região, ou numa casa de família (1Co. 16:19; Fm. 2). Isto nos mostra que não é a hierarquia clerical, o ministério ordenado, o número de membros, oficiais, ou o lugar da reunião que determina o emprego da palavra igreja, o que conta é se a reunião é feita em nome de Jesus Cristo (Mt. 18:20). Esta é a condição para ser uma ekklesia, assembléia, igreja cristã com a presença de Cristo.

Isso estabelece a norma de uma vez por todas: o significado original de ekklesia “igreja”, não era uma hiperorganização de funcionários espirituais, desligada da assembléia concreta (um clero). Denota uma comunidade reunindo-se num local especifico, a uma hora especifica, para uma ação especifica- uma igreja local, embora formasse com as outras igrejas locais uma comunidade abrangente, a igreja inteira... Assim, cada igreja local torna a igreja inteira plenamente presente; de fato, pode ser entendida- na linguagem do Novo Testamento- como povo de Deus, corpo de Deus e edifício do Espírito.[5]

Onde houverem irmãos reunidos em nome de Cristo, não importando o número, ali estará uma ekklesia (igreja). É esse o entendimento dos cristãos do Novo Testamento sobre o fato.

Os cristãos primitivos não concebiam a igreja como um lugar de culto como se faz hoje. Igreja significava um corpo de pessoas numa relação pessoal com Cristo. Esse grupo se reunia em casas (At. 12: 12; Rm 16: 5 23; Cl. 4:15; Fm 1-4), no templo (de Jerusalém) (At. 5:12), nos auditórios públicos de escolas (At. 19: 9). E nas sinagogas enquanto lhes permitiam fazer isso (At. 14: 1,3; 17: 1; 18: 4). O lugar não era tão importante como o modo de se encontrarem para ter comunhão uns com os outros e cultuar a Deus.[6]

II- ONDE COMEÇOU A IGREJA E SUA EXPANSÃO.

Bem, partindo do pressuposto, depois do estudo desta primeira parte, que você já sabe o que é a igreja, resta saber onde ela começou. Vamos a isso?

2. a- A origem da Igreja.
Quem lê com atenção os três primeiros capítulos da Carta de Paulo aos Efésios acha com facilidade a reposta. Ali está exposto que a igreja se originou na mente de Deus muito antes da fundação do mundo (Ef. 1:3-6), e foi revelada na história, aqui no mundo, a partir das boas-novas (evangelho) de Jesus Cristo (Ef. 1:22-13; 2; 3:1-13). Agora onde e quando começou aqui na terra o grupo de adoradores de Deus, convertidos pelo evangelho? Preste atenção no seguinte:

2.b- No Antigo Testamento havia um povo que servia a Deus e este povo estava majoritariamente entre os judeus. Eles eram a comunidade de Deus (Ex. 19:5; Dt. 7:6; 14:2; 26:18; Sl. 135:4; Ml. 3:17). Deve ficar claro que nem toda nação judaica era reta diante de Deus, mas Deus tinha no meio daquele povo um remanescente (grupo) fiel. Note-se também que a adoração do Antigo Testamento era centralizada:

  • Racialmente nos judeus (Ex. 19: 5-6);
  • Geograficamente em Jerusalém e seu templo (Dt. 12; 1Rs. 11: 36); e
  • Clericalmente nos sacerdotes, eles que eram os mediadores entre Deus e o povo fazendo o serviço sagrado (Hb. 9:1-10). Era assim na Antiga Aliança.

2.c- O Novo Testamento traz Cristo e com Ele muitas mudanças. O povo de Deus nesta época da graça, com a vinda do Salvador, faz parte de uma Nova Aliança (Jr. 31: 31-33; Lc. 22: 20; Hb. 8). Agora esta Nova Aliança:

·         Não é mais centralizada racialmente numa nação, mas é feita com qualquer um que tenha fé em Cristo como Salvador (Ef. 2-3; Ap. 5: 9-10);
·         Não é mais centralizada geograficamente num lugar, mas Deus está em qualquer lugar onde Cristo esteja e haja adoração verdadeira a Ele (Jo. 4: 20-24; Mt. 18:20);
·         Não é mais centralizada clericalmente num grupo de sacerdotes, num clero, mas todos os cristãos são feitos sacerdotes e podem ir a Deus através Jesus Cristo (Hb. 10: 19-23; Mt. 27: 45-51).

De acordo com Paulo em Ef. 3:4-6, um grande mistério foi revelado a ele, que agora, na época da graça que Jesus inaugurou com a sua vinda (Jo. 1:17), não só os judeus como na época do Antigo Testamento, mas também os gentios (os não-judeus) poderiam fazer parte da mesma comunidade, o mesmo corpo, a Igreja de Deus. Foi esta comunidade espiritual que Jesus edificou (Mt. 16: 16; Ef. 3:8-12; Tt. 2:14). E quando isso aconteceu?

2.d- Antes de sua morte Cristo prometeu o Espírito Santo aos seus discípulos (Lc. 24: 49; Jo. 14: 15-17), pois já no Antigo Testamento Deus através do profeta Joel havia profetizado este ato (Jl. 2: 28-32). Então, após a morte e ressurreição de Jesus, no dia da Festa de Pentecoste esta promessa foi cumprida, o Espírito Santo desceu sobre os irmãos reunidos em oração em Jerusalém (At. 1: 12-14; 2: 1-4), batizando-os e formando naquela cidade a primeira igreja Cristã do Novo Testamento. Hans Küng escreve:

Entretanto, indiscutivelmente não foi Roma, mas sim Jerusalém a comunidade principal e a matriz do primeiro cristianismo. E a história da primeira comunidade não foi uma história de romanos e gregos, mas sim uma história de judeus naturais, falassem eles aramaico ou, como era o caso muitas vezes na cultura helenística (grega) da Palestina, grego. Estes judeus que seguiram Jesus legaram à igreja que estava sendo criada a língua, as idéias e a teologia judaicas, e assim deixaram uma marca indelével em todo o cristianismo.[7]

2.e-  Após a fundação da Igreja em Jerusalém os registros de Lucas dão conta de que ela começa a crescer muito em número (At. 4:4; 5: 14; 6:1) e levanta-se uma perseguição contra a mesma (At. 8:1). Se o Inimigo queria com esta perseguição arrefecer o animo dos cristãos, o tiro saiu pela culatra, pois a mesma foi a causadora da primeira dispersão dos cristãos e de uma grande onda missionária, pois os que saíram de Jerusalém “pregavam a palavra onde quer que fossem” (At. 8:4). Saíram para a Judéia e Samaria anunciando o Evangelho.
            Em Samaria foi Filipe é o primeiro pregador (At. 4-25). Em At. 9:1-2, já temos noticias de que havia cristãos em Damasco, cerca de 213 km de Jerusalém. Em At. 9:31-42, Lucas escreve que já haviam “igrejas” nas regiões da Judéia, Galiléia e Samaria, e de conversões em Lida e Jope.
            O apóstolo Pedro em obediência a uma visão que recebeu de Deus prega o evangelho ao gentio Cornélio em Cesaréia (At. 10: 1ss), que abraça a fé junto a muitos outros, ele, como o eunuco evangelizado por Filipe (At. 8: 26-27) são os primeiros gentios a receberem o evangelho que se tem noticia. Filipe após evangelizar o eunuco vaia para Azoto, e evangeliza muitos outros lugares.
            Em At. 11: 19 está escrito que os perseguidos de At. 8:1 foram para a Fenícia, Chipre e Antioquia. Em Antioquia, que era a capital da província romana da Síria, cidade grande e importante de cultura helênica, os gentios começam a ser evangelizados mais sistematicamente, pois antes esta pregação era quase totalmente direcionada aos judeus, e é formada ali a primeira Igreja de gentios no NT. Em Antioquia são chamados pela primeira vez de “cristãos = povo de Cristo” (At. 11: 26). Antes eles eram designados também como o “povo do caminho” (At. 9:2; 19:9; 22: 4; 24: 14, 22).


NOTAS



[1]Veja FERREIRA, Franklin/ MYATT, Allan. Teologia Sistemática (São Paulo: Vida Nova, 2007), p. 946. BRUCE, F. F. (Ed) Comentário Bíblico NVI (São Paulo: Vida, 2009), p. 1578
[2] Palavras Chaves do Novo Testamento Grego, 2ª Ed. (São Paulo: Vida Nova, 2000), p. 45.
[3] RUSCONI, Carlo. Dicionário do Grego do Novo Testamento (São Paulo: Paulus, 2003), p. 156.
[4] Teologia da Igreja (São Paulo: Shedd Publicações, 2004), p. 24.
[5] KÜNG, Hans. Igreja Católica (São Paulo: Objetiva, 2002), p. 30.
[6] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos, 2ª Ed. (São Paulo: Vida Nova, 2008), p. 70.
[7] Op. Cit., p. 37.

3 comentários:

  1. Graça e Paz.
    Quero parabenizar o departamento de Educação Religiosa e publicações, pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvida, principalmente a revista de estudo para a Escola Bíblica Dominical, que em todas as suas publicações tem tido a ousadia de tratar assuntos de grande relevância para a vida da igreja de um modo em geral. Na oportunidade gostaria de sugerir que DERP, pense com carinho sobre o tema; Família Cristã nos Dias Atuais, pois assim como a Igreja, a família é uma instituição Divina, e tem sido combatida, criticada e desvalorizada pela sociedade moderna, que busca em sua substituição novas formas de convivência social.
    Creio que a família Cristã precisa está preparada para desenvolver o seu papel, tanto na igreja como no meio da sociedade em que vive. Com isso a revista da EBD que tanto tem contribuído para a edificação da igreja estará também de forma direta auxiliando a família cristã. Afinal, família é extensão da igreja e a igreja é a extensão da família. No amor de Cristo
    Pr. Cícero Manuel.

    ResponderExcluir
  2. Ser relevante não é apenas falar é demonstrar em ação aquilo que falamos. Desta feita quero parabenizar o Pr. Joelson e sua equipe pelo belíssimo e contundente trabalho frente a este departamento. estes auxílios bem como o material editado na revista de EBD tem atingido seu alvo que certamente é glorificar a Deus através do ensino eficaz de sua Palavra. Deus continue vos abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Obg pelas palavras irmãos, divulguem nosso material, fazendo isso os senhores nos ajudam imensamante.

    Joelson

    ResponderExcluir