SEJA UM SEGUIDOR E DIVULGADOR NA SUA IGREJA

Para adquirir qualquer material do DERP entre contato pelo email: alianca.b@hotmail.com ou telefones:
(81) 3049-2063/ 3049-3063
/ 9874-3130

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Revista 07- LIÇÃO 10- A RECONCILIAÇÃO


AUXILIO 01- A RECONCILIAÇÃO COM DEUS


Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19

1. Reconciliação é:

a. No Velho Testamento: "kaphar", literalmente"cobrir alguma coisa", ocorre 83 vezes, sendo traduzido "expiação" em 76 e "reconciliação" em 7 vezes.

b. No Novo Testamento (basta ler versos depois): O verbo "katallassô" ocorre 6 vezes Rom 5:10; 1Co 7 :11 (esposa retornando ao marido); 2Co 5:18-20. O substantivo "katallagê" ocorre 4 vezes Rom 5:11; 11:15; 2Co 5:18-19. Ambas palavras expressam:

"Reconciliar-se", "reconciliação", referem-se a: mudar de inimizade para amizade; mudar de considerar ofensor e inimigo, mudar de odiar, para doravante considerar amigo e amar; relacionamento de paz (em oposição à anterior guerra), de comunhão (em oposição à anterior inimizade), de remoção de todos os obstáculos, e de acesso ao Pai, tudo trazido pelo derramamento do sangue por Cristo como nosso substituto. A ênfase é em ato e atitude unilateral (primeiramente de Deus [Rom 5:10], na propiciação; depois do homem, na conversão [2Co 5:18-20]).

Note: (1) Reconciliação não contraria a imutabilidade de Deus: Ele é imutável em Seus absolutos ser, caráter e atributos (santidade, justiça, amor, etc.); E, exatamente por isto, muda Sua atitude relativa para com aqueles que são mudados em estado ou atitude. (2): Depois da propiciação, nunca Deus é dito ser reconciliado, a inimizade está somente do lado do homem; e, quando o NT fala da ira de Deus, ela sempre se aplica àqueles que têm ira contra Deus.

"Apokatallassô", "reconciliar-se completa e definitivamente", ocorre 3 vezes Efé 2:16 (crentes ex-judeus e ex-gentios, unidos); Col 1:20-21;

"Diallasomai" ocorre 1 vez Mat 5:24 (entre homens), "ser reconciliado mútua, simétrica, recíproca, simultaneamente, deixando de lado pecados mútuos, de um contra o outro". Nunca é usado envolvendo Deus (pois Ele nunca peca, nunca tem nada que precisa ser perdoado).

2. Implicações da reconciliação

a. Que existiu, uma vez, um prévio "odiar como ofensor e inimigo" Col 1:21-22a.
b. Que, agora, a parte ofendida vê a outra favoravelmente, amando, como amigo 2Co 5:20b. 

3. As duas fases da reconciliação

Mesmo que temporalmente simultâneas, a seqüência lógica é propiciação IMPLICA reconciliação da parte de Deus. Propiciação é a causa, reconciliação da parte de Deus é o efeito: A morte de Cristo propiciou a Deus e, conseqüentemente, pela sua parte Deus está reconciliado, faltando ao homem reconciliar-se (arrepender-se, crer, humilhar-se, render-se, receber, ...). 2Cor 5:18-20; ler depois: Rom 5:10.

Portanto, podemos ver a obra da reconciliação em dois instantes de tempo:

a. [1) Desde a eternidade passada, em propósito; 2) no madeiro, em efetivação; e 3) para sempre]: Deus reconciliou Ele mesmo com o mundo, através de Jesus Cristo [a iniciativa, a providência e a consecução são todas e somente de Deus!] 2Co 5:18-19.

b. [Agora]: o homem NECESSITA se reconciliar com Deus através de Jesus Cristo 2Co 5:20.
4. Cronologia até a reconciliação

a. No Éden, Deus e o homem estavam face a face em comunhão
b. Após a queda, Deus e o homem se separaram um do outro, cada um vendo o outro como inimigo

c. No Calvário, Deus (já propiciado, já paga a penalidade e o resgate) voltou Sua face para o homem, chamando-o para filiação e glória et cetera. Ler depois Rom 11:15a
d. Na conversão (através do arrependimento e da fé), o homem volta a sua face para Deus 2Co 5:20

Deus não apenas reconciliou consigo mesmo o homem (rever tudo acima), como também todas as coisas no céu e na terra. Col 1:20 (acima). Por causa desta reconciliação, Deus:

- Derrama bênçãos temporais também sobre os não salvos. Ler depois (ou ler convocando perdidos ao arrependimento e fé): Mat 5:45; Rom 2:4;

- Dilata ao homem a oportunidade de se arrepender. Ler depois (ou ler convocando perdidos ao arrependimento e fé): 2Pe 3:9;

- Libertará os céus e a terra dos resultados da queda, na efetivação da restauração final. Ler depois: Rom 8:19-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário