SEJA UM SEGUIDOR E DIVULGADOR NA SUA IGREJA

Para adquirir qualquer material do DERP entre contato pelo email: alianca.b@hotmail.com ou telefones:
(81) 3049-2063/ 3049-3063
/ 9874-3130

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Revista 07- LIÇÃO 10- A RECONCILIAÇÃO


AUXILIO 02

DEUS EM CRISTO NOS RECONCILIOU

Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação. Rm 5.9-11

Introdução
Reconciliação (do lat. Reconciliatio, do grego katalasso, reconciliar), é o reatamento de relações entre partes litigantes. O Senhor Jesus, com a sua morte vicária, reconciliou-nos com Deus de maneira definitiva, clara e eficiente (Ef 2.16; Cl 1.20).

A RECONCILIAÇÃO É UMA DOUTRINA BÍBLICA
A reconciliação é uma das doutrinas centrais da Bíblia, onde podemos aprender que Cristo foi o instrumento pelo qual Deus reconciliou a humanidade consigo mesmo, isto é, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados (2 Co 5.19). Um dos propósitos de Cristo encarnar e oferecer-se como sacrifício vivo por nós foi justamente o de prover o meio pelo qual essa reconciliação seria atingida. Sabemos que quando duas pessoas se distanciam por uma ofensa, não basta o ofensor humilhar-se se o ofendido não quiser liberar o perdão. A humanidade e Deus possuem um distanciamento por nossos pecados e ofensas, porém, Deus já liberou o perdão antecipadamente, dando como sinal disso a própria vida de Seu Filho. Hoje, o Espírito Santo simplesmente convence o homem da disponibilidade do perdão de Deus, chamando homens para salvação.

A RECONCILIAÇÃO NO TEXTO DE ROMANOS
No capítulo 5 de Romanos Paulo estava trabalhando principalmente com o tema da justificação pela fé, uma doutrina que é interligada com a reconciliação. Nos primeiros versículos lemos sobre a justificação, sobre o amor de Deus e, de uma forma geral, da abrangência da obra de Cristo. E quando chegamos no versículo 9, o autor conclui a doutrina da justificação afirmando: Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Não é contraditório afirmar “justificados pelo sangue”, pois o sangue de Jesus é a base da justificação, enquanto nós tomamos posse dela pela fé. Se a justificação faz com que sejamos salvos da ira, isso ocorre porque por ela temos a certeza de que já fomos reconciliados com Deus. Aí lemos no versículo 10: Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Note que nós éramos inimigos de Deus, mas fomos reconciliados. E não somente fomos reconciliados, mas aqui está descrito que permanecemos reconciliados. A reconciliação é algo que parte de Deus, que a efetuou por meio de Cristo, e nó somente participamos disso por meio da fé recebendo esta realidade em nossa vida.
Este relacionamento é o que chamamos de Graça, o favor imerecido de Deus. A partir do momento em que há a reconciliação, há uma mudança de condição em nosso relacionamento com Deus: antes, quebrado, agora, pelo mérito de Cristo, reatado, isto é, somos amigos de Deus novamente. E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação (Rm 5.11). A expressão “nos gloriamos em Deus” demonstra que o fato de estarmos reconciliados com Deus produzirá em nos uma fonte permanente de paz e alegria, pois por Jesus Cristo a inimizade foi anulada. Imagine você causar uma ofensa em seu melhor amigo e perdê-lo. Algum tempo depois, ele te diz que está disposto a te perdoar e que nunca deixou de amar você. Você recebe o perdão e se enche de alegria. E isso que o texto aqui está dizendo. Perdemos Deus, nosso melhor amigo, pelas nossas ofensas, mas Ele, por meio de Jesus, ofereceu uma chance para reatarmos a amizade. Agora, amigos de Deus, vivemos constantemente cheios de alegria, produzindo em nós a paz (Cl 1.20).

CONCLUSÃO
A reconciliação possui um propósito maior: permitir que nós sejamos apresentados diante de Deus santos e irrepreensíveis (Cl 1.22). Que nós possamos a cada dia tomar posse dessa reconciliação que Deus nos deu e vivermos de forma digna de nossa vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário