SEJA UM SEGUIDOR E DIVULGADOR NA SUA IGREJA

Para adquirir qualquer material do DERP entre contato pelo email: alianca.b@hotmail.com ou telefones:
(81) 3049-2063/ 3049-3063
/ 9874-3130

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Revista 08- LIÇÃO 12- DESAFIO MISSIONÁRIO

NO INTERIOR do país, missionários e voluntários dedicam seu tempo para anunciar a salvação em CristoAUXILIO 01-


Sérgio Dias

Apontada como a grande potência mundial deste século em função de seu rápido crescimento econômico e tecnológico, a China marcha firme em direção ao futuro, algo que se transformou numa verdadeira obsessão nacional.

Nação de tradições milenares, concentra a maior população do planeta – cerca de 1,4 bilhão de habitantes – e possui uma pluralidade de etnias e culturas divididas nas mais de 50 regiões do país. Sua economia está em pleno aquecimento e já começa a influenciar outros sistemas econômicos mundiais. 

Desafios de um gigante

Por estes e outros motivos que a China pode ser considerada o maior desafio missionário do século. Entre os desafios está a pouca, ou quase nenhuma, propagação da mensagem do Evangelho entre as mais de 500 etnias do país, especialmente no interior. Outro problema é a falta de preparação teológica dos crentes. Como o crescimento do cristianismo no país também acontece em ritmo acelerado, os líderes acabam tendo pouco preparo para discipular os novos convertidos. 

Segundo Lian Godói, missionário enviado em 2006 pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, as heresias começam a ganhar força entre os cristãos e o número de seitas tem crescido. E a constante perseguição – nem sempre religiosa, mas sobretudo motivada pela denúncia de quem se sente incomodado com as práticas dos cristãos – ainda atrapalha o crescimento e a preparação dos crentes chineses. 
Apesar destes obstáculos a China é, atualmente, a nação onde o cristianismo mais cresce. Estimativas mostram que existem entre cinqüenta e cem milhões de cristãos, distribuídos entre as igrejas oficiais – que são supervisionadas pelos censores do governo e não podem praticar evangelismos – e as comunidades chamadas de “igrejas subterrâneas”, onde está a grande maioria dos crentes. 

Preparação de líderes

E foi para trabalhar neste segundo contexto que Missões Mundiais enviou o missionário Lian Godói. Atuando numa das principais cidades do país, ele está trabalhando diretamente na preparação teológica e no treinamento de líderes chineses, além de visitar o interior do país para estabelecer contatos e plantar trabalhos sociais naquelas regiões onde o Evangelho ainda não chegou. 

De acordo com o obreiro da JMM, como a quantidade de novos líderes é continuamente crescente, a preparação e o pastoreio dos mesmos é bastante difícil, apesar da existência de seminários nas grandes cidades chinesas. “Não é nem tanto pela qualidade dos pastores chineses, pois alguns são muito bons teólogos e pregadores. A dificuldade maior é treinar qualitativamente a enorme quantidade de crentes que assumem trabalhos pelo país. A base teológica que possuem é bem precária devido, na maioria das vezes, à forma de conversão e ao contexto social em que vivem. Eles assumem os trabalhos, até mesmo pela necessidade de seguir com a obra, e não são preparados para tal. A capacitação dessas lideranças é um dos grandes problemas da China hoje”, avalia o missionário. 

Para o obreiro brasileiro, outro grande problema da igreja na China é a falta de bíblias para atender o crescente número de convertidos. “A estratégia de entrar no país com carregamentos de bíblias, além de ser proibida, não atende à demanda da igreja chinesa e há o risco de que a carga seja apreendida. Como se vê, a necessidade é urgente. Temos um projeto, Bíblias para a China, que visa imprimi-las no próprio país, diminuindo custos e aumentando consideravelmente o alcance da distribuição desse material entre os crentes chineses”, diz Lian Godói. 

Clamor por mais obreiros

Apesar da explosão socioeconômica da China, a maior parte da população ainda vive em condições precárias, especialmente no interior do país. São comuns os relatos de missionários, voluntários e dos próprios chineses de que falta mão-de-obra capacitada para atender às necessidades básicas da população, como assistência médica e odontológica, professores e profissionais especializados. Para o missionário da JMM, essa realidade descortina-se como uma grande oportunidade para que profissionais cristãos sigam para a China como missionários. “Muitos estrangeiros entram no país como profissionais ou empresários para desenvolverem as mais variadas atividades, outros vão para lecionar; as oportunidades nas áreas de esporte e assistência social também são grandes”, analisa. 

É o caso de duas missionárias brasileiras, uma cirurgiã-dentista e outra professora de idiomas, que estiveram na China como voluntárias, atendendo à população e falando de Jesus através do cuidado demonstrado em suas atividades profissionais e agora retornaram ao campo. “Quando estive no interior do país atendi muitas pessoas com graves problemas bucais. De volta ao Brasil, fui questionada sobre o porquê ir até a China para atender pessoas de graça e não para ganhar dinheiro como tantos outros. No meu consultório, comecei a pensar sobre isso e notei que trabalhar para ganhar dinheiro não fazia mais sentido para mim. Queria mesmo era voltar à China e servir, através do talento e capacidade que Deus me deu, àquele povo tão necessitado”, conta, emocionada, a missionária e odontóloga. 

Há um clamor muito grande por mais obreiros. Obreiros que estejam dispostos a investirem suas vidas, pois, de acordo com Lian Godói, em se tratando da China, não se pode pensar em menos de 10 anos de trabalho. Enfim, há muitas maneiras de servir a Deus e abençoar a China.




Um comentário:

  1. Estamos seguindo este BLOG... Faça-nos uma visita em prossigo.blogspot.com
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir