SEJA UM SEGUIDOR E DIVULGADOR NA SUA IGREJA

Para adquirir qualquer material do DERP entre contato pelo email: alianca.b@hotmail.com ou telefones:
(81) 3049-2063/ 3049-3063
/ 9874-3130

terça-feira, 27 de março de 2012

Revista 08- LIÇÃO 14- CRISE MINISTERIAL

 AUXÍLIO 01-
A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO
Por Daniel Filho
INTRODUÇÃO



O cap. 45, que é o menor capítulo do Livro do Profeta Jeremias, é um texto exemplar, no qual o Senhor, Deus de Israel dialoga diretamente, com alguém que não é o Profeta-Título, alguém, que se sentiu naquele momento, como desprezado ou inferior dentro do Ministério Profético de Jeremias. Nos dias de hoje há uma crise no ministério cristão mundial, mas não se trata de um fenômeno recente. Paulo experimentou críticas e oposições por causa da sua opção ministerial. Dentro deste tema, é possível estudar a respeito da excelência do genuíno ministério cristão. O profeta Baruque desenvolveu o seu ministério como secretário e amigo fiel do profeta Jeremias (Jr 32.12-16; 43.3; 51.51). Apesar das perseguições, o profeta Baruque buscava ler os escritos de Jeremias e as predições que ocorreriam durante aquela época de destruição a Jerusalém.




QUEM ERA BARUQUE



Um homem erudito e de família nobre, que foi secretário de Jeremias durante o exílio do povo israelita na Babilônia. Ele era da tribo de Judá, filho de Nerias e irmão de Seraías, camareiro-mor de Zedequias (Jr 51.59). Baruque – Baruch – Baruc - Ba'ruch –Hebraico=Barûkh - Deus seja bendito ou abençoado - Escriba e Secretário de Jeremias (Jr 32.12; 36.4,10) citado ao longo das linhas do Livro profético. É também dado como autor de livro apócrifo, reconhecido pela Igreja Católica Apostólica Romana, em seu Cânon, pela tradução conhecida como Vulgata Latina.




BARUQUE, UM MINISTRO DO SENHOR



No quarto ano do reinado de Jeoaquim, por volta de 605 a. C., Baruque, o ministro do Senhor, recebe uma mensagem de repreensão por se encontrar deprimido e temeroso em relação ao futuro. A tristeza desse homem resultara da percepção das implicações das profecias de Jeremias. Diante da sua angústia, o profeta precisou lembrar Baruque da tristeza do próprio Deus em relação à calamidade inevitável que viria sobre a nação. Esse temente homem de Deus se deprimiu ao testemunhar a mensagem de juízo (Jr 45.3). Mas o Senhor deu-lhe uma mensagem de encorajamento a fim de que esse não colocasse sua esperança no futuro de Judá e para que se tranqüilizasse, pois sua vida seria preservada, haja vista ter ele priorizado a Palavra de Deus (Mt 6.33), pois tal como João Batista, valorizou a obra de Deus, e menos a ele mesmo (Jo 3.30). Aqueles que temem ao Senhor sabem que a provação (I Pe 4.12-19) produz ouro puro (Jó 23.10).



QUALIDADES DE BARUQUE PARA EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO



Confiabilidade - É um traço da personalidade daqueles que querem exercer a excelência do Ministério. Confiabilidade significa poder suportar o peso que é confiado por um Ministério sobre aquele que pertence a ele. (Jr 32.12) E dei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de Hanameel, filho de meu tio e na presença das testemunhas, que subscreveram a escritura da compra, e na presença de todos os judeus que se assentavam no pátio da guarda. Parece-nos que Baruque tinha certa ascendência sobre o profeta ou os judeus achavam que ele podia influenciar ao profeta.



Esperança de Jeremias – O profeta via em Baruque alguém com peso moral. O fato de receber de Jeremias a Escritura é uma confirmação desta posição de Jeremias.



Guardião das Escrituras – A posição de Baruque no Ministério profético de Jeremias é de uma densidade única, entre todos os amanuenses do AT.



Honestidade – (Jr 32.12) E dei a Escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaséias, na presença de Hanameel, filho de meu tio e na presença das testemunhas, que subscreveram a Escritura da compra, e na presença de todos os judeus que se assentavam no pátio da guarda.



Falar a Verdade – (Jr 36.17) E perguntaram a Baruque, dizendo: Declara-nos agora como escreveste da sua boca todas estas palavras. (Jr 36.18) E disse-lhes Baruque: Da sua boca ele me ditava todas estas palavras, e eu com tinta as escrevia no livro.



Honra – Honrar o ministério que nos foi dado é essencial.



Perseverança – (Jr 36.32) Tomou, pois, Jeremias outro rolo, e deu-o a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qual escreveu nele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoiaquim, rei de Judá, tinha queimado no fogo; e ainda se lhes acrescentaram muitas palavras semelhantes.



Coragem – (Jr 36.14) ‘O rolo que leste aos ouvidos do povo, toma-o na tua mão, e vem. E Baruque, filho de Nerias, tomou o rolo na sua mão, e foi ter com eles’.



Estudo – Qualificação como escriba, Baruque era alguém preparado para a atividade a qual fora chamado por Jeremias.



CARACTERÍSTICAS DE BARUQUE



Um servo obediente – Baruque obedecia às instruções de seu senhor. Obedecer é submeter à vontade de outrem e executá-la. ( Êx 24.7; Js 24.24; ISm 15.22; Jr 32.13; At 5.29)



O fiel escriba - Os escribas eram os copistas ou mestres das Escrituras. (Jr 36.4) Um secretário do rei ou escrivão. (Ed 7.6; Jr 8.8).



O arauto de Jeremias – Era aquele funcionário que fazia as proclamações (Jr 36.13). Fazia ou apregoava em alta voz (Dn 3.4).



Tinha uma vida Resguardada – servia com anteparo, ele era cuidadoso e defensor das leis (Jr 43.6).



Recebeu a promessa divina – Ele tinha uma aliança com Deus e honrava a sua promessa diante de Deus. (Jr 45.2-5).



SUCESSO OU EXCELÊNCIA?



O sucesso do obreiro do Senhor está na dependência de Deus, sem Cristo não podemos realizar a sua obra. Paulo não perseguia a excelência ministerial, porém vem de Deus a excelência ministerial. “Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;” (Rm 11.13) Baruque deveria esquecer-se de suas ambições pessoais e adaptar-se ao quadro de vida, sua grandeza pessoal deveria estar voltada para cumprir a sua missão diante de Deus. Hoje devemos priorizar a obra de Deus acima de qualquer circunstância. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33).



OS ASPECTOS NEGATIVOS DE UM MINISTÉRIO



Vaidade - Só busca ambições pessoais – Jr 45.5.a...E procura tu grandezas? IICo 12.7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear - a fim de não me exaltar.



Soberba - Só busca sucessos pessoais - Jeremias 45.5.b...Não as busques? Lc 22.26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.



Orgulho - Só busca objetivos pessoais - Jr 45.3 Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o SENHOR tristeza à minha dor! Estou cansado do meu gemido e não acho descanso. ICo 10.33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.



OS ASPECTOS POSITIVOS DE UM MINISTÉRIO



Humildade - Dar a vida para servir a Deus – (Mt 20.28) Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.



Paciência - Saber que Deus tem resposta – (Rm 11.4) Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.



Confiança - Crê que Deus está no controle – (Jr 45.4) Isto lhe dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que o que edifiquei eu derribo e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra.



CONSEQUENCIA DE UM MINISTÉRIO NÃO EXCELENTE



(IITm 3.1-9) “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, Sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles”.



CONCLUSÃO



O Senhor é dedicado a exortar o ânimo de Baruque reconhecendo tudo o que ele havia feito pelo Seu Povo. É um texto que nos alenta para buscarmos a Excelência dentro do Ministério para que possamos entender que Ele está atento a todas as nossas obras. O ministério é bem sucedido quando Deus é o alvo principal, porém se faz necessário alguns aspectos para o seu desenvolvimento, dentre eles: humildade, obediência, temor e tremor ao Deus Todo poderoso. “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tg 4.10). Baruque é um exemplo de ministro fiel para os dias atuais. Ao invés de buscar o êxito pessoal, o auxiliar do profeta estava preocupado com a nação. Que o Senhor nos dê pastores que entendam o real significado da diakonia e sigam o exemplo de Cristo ao lavar os pés dos seus discípulos (Jo 13.4,5).



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




- Dicionário Teológico. CPAD, 2006.



- Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.



- Jeremias e Lamentações- Introdução e comentário. Vida Nova, 1980.



- História de Israel no Antigo Testamento. CPAD, 1995.



- lições Bíblicas. CPAD



Nenhum comentário:

Postar um comentário