SEJA UM SEGUIDOR E DIVULGADOR NA SUA IGREJA

Para adquirir qualquer material do DERP entre contato pelo email: alianca.b@hotmail.com ou telefones:
(81) 3049-2063/ 3049-3063
/ 9874-3130

terça-feira, 28 de agosto de 2012

REVISTA 09- LIÇÃO 06- AS ORDENANÇAS DA IGREJA


I-          O QUE É O BATISMO?


Joelson Gomes


1.a- O batismo com água é algo praticado pela Igreja Cristã desde seu começo, pois é uma ordenança registrada no NT (Mt. 28:19; At.2:37-41). Ele é uma figura do batismo verdadeiro, a regeneração, que é operada no interior do cristão pelo Espírito Santo. Quem se submete ao batismo com água testemunha que os seus pecados foram perdoados pelo sacrifício de Cristo, o qual derramou seu sangue para que isso acontecesse (Mc. 10:45; Rm. 3:23-25; Hb. 9:13-14; 1Pd. 1:18-21). A aspersão da água simboliza a purificação da pessoa agora batizada efetuada pelo sangue do Salvador (Hb. 12:24; 1Pd. 1:2; 1Jo. 1:7).

1.b- Adolf Pohl observa:

Num batismo o olhar e o dedo indicador volta-se sempre para a pessoa em cuja autoridade se está agindo, seja ela João, Moisés, Paulo ou precisamente, Cristo. O batismo cristão é um ato eminentemente demonstrativo. O que crê e o que batiza, juntos com a igreja, apontam numa nitidez desejável “em/para Jesus Cristo”, reconhecendo, no mundo e confessando-o como Senhor. Batismo é testemunho público fundamental. Os batizandos invocam o nome do Senhor (At. 22:16), para continuarem a fazê-lo sempre de novo durante a vida inteira (1Co. 1:2, etc.)... Esse é, portanto, o procedimento central num batismo: Alguém crê e diz publicamente na força do Espírito Santo diante de testemunhas e com testemunhas: “Jesus é Senhor!”[1]

1.c- Então, o batismo com água é a ordenança que testifica da salvação que já aconteceu na vida da pessoa batizada, no momento da conversão, quando ela recebeu o Espírito Santo (Rm. 8:9; 1Co.12:13). Se ela é batizada, mas não regenerada, este batismo não tem validade. João Calvino escreve:

Desta maneira o batismo serve de confissão diante dos homens. Porque é uma nota com a qual publicamente professamos que queremos ser contados no número do povo de Deus; com o qual testificamos que combinamos com todos os cristãos no culto de um só Deus e em uma religião com a qual, finalmente afirmamos publicamente a nossa fé, de tal maneira que não somente nossos corações, mas nossa língua e todos os membros do nosso corpo entoam, de todas as formas possíveis, louvores a Deus (Institutas, IV. 15, 13).


II- BATISMO SALVA OU PERDOA OS PECADOS?

2.a- Não. Nas Escrituras a salvação se dá apenas pela fé (Gl. 3:26), e nunca por obras. Os evangélicos de orientação reformada não ensinam a regeneração batismal. Mas, alguns têm ensinado que o batismo traz a salvação e como prova citam versículos como: Mc. 16 15-16; At.2:38; 22:16; 1Pd. 3:21. Vamos olhar estes textos com mais cuidado.

·         Mc. 16:15-16- Aqui o batismo é colocado como parte da proclamação do evangelho. Os crentes primitivos criam e eram batizados em seguida (At. 8:34-38; 10 44-48), mas o batismo não era parte da salvação, antes era a confirmação da mesma. Era o testemunho externo da regeneração interna operada pelo Espírito. Olhe como são escritas as duas sentenças de Mc. 16:16:

1- Quem crer e for batizado será salvo;
2- Quem não crer será condenado.

Veja que a única coisa que é essencial a salvação aparece nas duas sentenças é crer. O batismo não aparece na segunda linha, porque o importante para a salvação é a e nada mais (At. 10: 43).

·         At. 2:38- Como já foi dito acima, o batismo fazia parte da proclamação do evangelho, pois era o testemunho público da fé. Neste texto especificamente, havia um motivo especial para o batismo entrar na pregação do apóstolo Pedro para aqueles judeus em Jerusalém. John Stott explica:

Pedro respondeu que eles precisavam se arrepender-se, mudar completamente de idéia em relação a Jesus e de atitude perante ele, e ser batizados em seu nome, submetendo-se a humilhação do batismo, que os judeus julgavam necessário apenas para os gentios convertidos, e submetendo-se a isso em nome daquele que anteriormente haviam rejeitado.[2]

Aqueles judeus precisavam do batismo como um meio de demonstrar de verdade e publicamente sua mudança e conversão a Jesus, o mesmo Jesus que para quem haviam pedido a crucificação. Se o batismo salvasse, teria salvado Simão, o Mago batizado (At. 8:9-13), mas ele continuou filho da perdição mesmo depois de batizado por Filipe (At. 8: 20-24). Reforçando o que já dissemos, o batismo é um meio de testificar a fé.
·         At. 22:16- Era necessário que Paulo fosse batizado para que tivesse os pecados perdoados? Podemos responder esta questão olhando At. 9. Nesta passagem encontramos Deus falando com Ananias, muito antes de Paulo ter sido batizado. Paulo estava orando, e Ananias chega lhe chamando de “irmão” (17). Não seria o batismo que iria tirar os pecados de Paulo transformá-lo em filho de Deus, ele já era filho de Deus, irmão na fé de Ananias desde que havia se entregado a Jesus. Assim, a expressão “lavar os pecados” mostra o que o batismo significava para os crentes do NT, símbolo da purificação.

·   1Pd. 3:21- Este texto não diz que o batismo salva, mas que, a salvação parte de uma “boa consciência” para com Deus. Veja que Pedro diz que não é a remoção da imundícia da carne (a lavagem externa com água) que salva, mas é o estado interno (sua consciência) que é parte essencial para a salvação. Nas Escrituras a salvação sempre acontece pela graça de Cristo purificando as consciências no arrependimento (At. 3:19; 5:31; 10:43; 13:38-39; 16:31; Hb. 9:14; 10:22).



[1] Cartas aos Gálatas (Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1989), p. 134.
[2] A Mensagem de Atos (São Paulo: ABU, 1994), p. 82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário