I-
O QUE É O
BATISMO?
Joelson Gomes
1.a- O batismo com água é algo praticado pela Igreja Cristã desde
seu começo, pois é uma ordenança registrada no NT (Mt. 28:19; At.2:37-41). Ele
é uma figura do batismo verdadeiro, a regeneração, que é operada no interior do
cristão pelo Espírito Santo. Quem se submete ao batismo com água testemunha que
os seus pecados foram perdoados pelo sacrifício de Cristo, o qual derramou seu
sangue para que isso acontecesse (Mc. 10:45; Rm. 3:23-25; Hb. 9:13-14; 1Pd.
1:18-21). A aspersão da água simboliza a
purificação da pessoa agora batizada efetuada pelo sangue do Salvador (Hb.
12:24; 1Pd. 1:2; 1Jo. 1:7).
1.b- Adolf Pohl observa:
Num batismo o
olhar e o dedo indicador volta-se sempre para a pessoa em cuja autoridade se
está agindo, seja ela João, Moisés, Paulo ou precisamente, Cristo. O batismo
cristão é um ato eminentemente demonstrativo. O que crê e o que batiza, juntos
com a igreja, apontam numa nitidez desejável “em/para Jesus Cristo”,
reconhecendo, no mundo e confessando-o como Senhor. Batismo é testemunho público
fundamental. Os batizandos invocam o nome do Senhor (At. 22:16), para
continuarem a fazê-lo sempre de novo durante a vida inteira (1Co. 1:2, etc.)...
Esse é, portanto, o procedimento central num batismo: Alguém crê e diz
publicamente na força do Espírito Santo diante de testemunhas e com
testemunhas: “Jesus é Senhor!”[1]
1.c- Então, o batismo com
água é a ordenança que testifica da salvação que já aconteceu na vida da pessoa
batizada, no momento da conversão, quando ela recebeu o Espírito Santo (Rm.
8:9; 1Co.12:13). Se ela é batizada, mas não regenerada, este batismo não tem
validade. João Calvino escreve:
Desta maneira
o batismo serve de confissão diante dos homens. Porque é uma nota com a qual
publicamente professamos que queremos ser contados no número do povo de Deus;
com o qual testificamos que combinamos com todos os cristãos no culto de um só
Deus e em uma religião com a qual, finalmente afirmamos publicamente a nossa
fé, de tal maneira que não somente nossos corações, mas nossa língua e todos os
membros do nosso corpo entoam, de todas as formas possíveis, louvores a Deus (Institutas,
IV. 15, 13).
II- BATISMO SALVA OU PERDOA OS PECADOS?
2.a- Não. Nas Escrituras a salvação se dá apenas pela fé (Gl.
3:26), e nunca por obras. Os evangélicos de orientação reformada não ensinam a
regeneração batismal. Mas, alguns têm ensinado que o batismo traz a salvação e
como prova citam versículos como: Mc. 16 15-16; At.2:38; 22:16; 1Pd. 3:21.
Vamos olhar estes textos com mais cuidado.
·
Mc.
16:15-16- Aqui o batismo é colocado como parte da proclamação do evangelho.
Os crentes primitivos criam e eram batizados em seguida (At. 8:34-38; 10
44-48), mas o batismo não era parte da salvação, antes era a confirmação da
mesma. Era o testemunho externo da regeneração interna operada pelo Espírito.
Olhe como são escritas as duas sentenças de Mc. 16:16:
1- Quem crer e for batizado será salvo;
2- Quem não crer será condenado.
Veja que a única coisa que é
essencial a salvação aparece nas duas sentenças é crer. O batismo não aparece na segunda linha, porque o importante
para a salvação é a fé e nada mais (At. 10: 43).
·
At. 2:38-
Como já foi dito acima, o batismo fazia parte da proclamação do evangelho, pois
era o testemunho público da fé. Neste texto especificamente, havia um motivo
especial para o batismo entrar na pregação do apóstolo Pedro para aqueles
judeus em
Jerusalém. John Stott explica:
Pedro
respondeu que eles precisavam se arrepender-se, mudar completamente de idéia em
relação a Jesus e de atitude perante ele, e ser batizados em seu nome,
submetendo-se a humilhação do batismo, que os judeus julgavam necessário apenas
para os gentios convertidos, e submetendo-se a isso em nome daquele que
anteriormente haviam rejeitado.[2]
Aqueles judeus
precisavam do batismo como um meio de demonstrar de verdade e publicamente sua
mudança e conversão a Jesus, o mesmo Jesus que para quem haviam pedido a
crucificação. Se o batismo salvasse, teria salvado Simão, o Mago batizado (At.
8:9-13), mas ele continuou filho da perdição mesmo depois de batizado por
Filipe (At. 8: 20-24). Reforçando o que já dissemos, o batismo é um meio de
testificar a fé.
·
At.
22:16- Era necessário que Paulo fosse batizado para que tivesse os pecados
perdoados? Podemos responder esta questão olhando At. 9. Nesta passagem encontramos
Deus falando com Ananias, muito antes de Paulo ter sido batizado. Paulo estava
orando, e Ananias chega lhe chamando de “irmão”
(17). Não seria o batismo que iria tirar os pecados de Paulo transformá-lo em
filho de Deus, ele já era filho de Deus, irmão na fé de Ananias desde que havia
se entregado a Jesus. Assim, a expressão “lavar
os pecados” mostra o que o batismo significava para os crentes do NT, símbolo
da purificação.
·
1Pd.
3:21- Este texto não diz que o batismo salva, mas que, a salvação parte de
uma “boa consciência” para com Deus.
Veja que Pedro diz que não é a remoção da imundícia da carne (a lavagem externa com água) que salva,
mas é o estado interno (sua consciência)
que é parte essencial para a salvação. Nas Escrituras a salvação sempre
acontece pela graça de Cristo purificando as consciências no arrependimento (At.
3:19; 5:31; 10:43; 13:38-39; 16:31; Hb. 9:14; 10:22).
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