Enquanto no Antigo Testamento tinha a tendência centrípeta o Novo
Testamento demonstra claramente a atitude ativa, ou seja, centrífuga.
Agora a Igreja tem que sair para alcançar o resto do mundo. A Teologia
do Novo Testamento e evidentemente missionária. Enquanto o povo de
Israel falhou no seu propósito missionário, Deus decidiu organizar um
novo povo, que é a Igreja no Novo Testamento, a qual designou a tarefa
missionária. O clímax dos propósitos universais de Deus para a redenção
do homem é atingido no Novo Testamento.
Falar de missões sem envolver o Senhor Jesus Cristo, que foi o
missionário por excelência, ele foi enviado pelo Pai, Deus. "Porquanto
Deus enviou o seu filho" (Jo 3. 16).
Só no evangelho de João, a frase "aquele que me enviou" ou "como me enviaste" ocorre quase quarenta vezes.
"O missionário por excelência", o filho de Deus, deixou a glória que
tinha com o Pai para tornar-se homem. Portanto, ele fez missões
transculturais para valer. Há uma frase de David Livingstone diz que
"Deus tinha um único filho e fez dele um missionário".
Estamos usando constantemente o termo missionário, mas afinal o que é um missionário? Os dicionários seculares definem "missionário" como pregador de missões "aquele que Missiona".
Para George W. Peters, "É aquele que possui uma mensagem divinamente
autorizada com propósito definido de evangelização, de fundação e
edificação de igrejas". (PETERS apud OLIVEIRA; CANTO, 1983, p. 120)
Não encontramos o termo "missionário" na Bíblia Sagrada, mas,
podemos dizer que Felipe foi um missionário, Barnabé, Paulo, Silas,
Timóteo e os doze. Todos eles foram missionários, embora nunca tenham
sido definidos como tais. O missionário é um apóstolo porque é um "enviado". Missionário é
aquele obreiro dotado do ministério apostólico conforme Efésios 4.11.
De certa forma, todos somos missionários. Moddy disse: "Se formos
verdadeiros cristãos, então todos devemos ser missionários". (colocar
referencia)
"Cada crente no Senhor é um missionário cultural entre os não-salvos
do seu próprio povo em sua própria cultura e língua". (MEDEIROS apud
OLIVEIRA; CANTO, 1983, p. 120). Missionário é uma pessoa com chamada
divina para o ministério, que deixa seu país para ministrar a um povo de
cultura ou civilização diferente. A Igreja de Cristo é o instrumento de
Deus para atingir seus propósitos na terra. Ela recebeu a ordem de
evangelizar o mundo, este é o grande desafio da Igreja de Cristo antes
de subir aos céus, o Senhor deixou a ordem mais importante aos seus
discípulos (Mc 16.15) fazer missões é uma ordem, um mandamento bíblico,
não meramente uma opção, um parecer ou uma recomendação.
Portanto, a grande comissão ou o grande desafio não foi dado aos
anjos e sim aos homens como eu e você (Mt 28.19,20) missões é levantar
os olhos "erguei os olhos e vedes os campos" (Jo 4. 35). Jesus não
inovou ao proferir para a grande comissão. Está em perfeita sintonia com
a mensagem das escrituras do Antigo Testamento o anúncio das boas novas
aos gentios estava previsto na palavra de Deus ao missionário Abraão
(Gn 12.3) abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te
amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
No Novo Testamento encontramos a Igreja realizando missão centrífuga
que em física (a força rotativa que impele os objetos de um centro para
fora), ou seja, a Igreja primitiva enviando missionários para fora dos
seus limites culturais com o objetivo de atingir outros povos. Em (Lc
10.2) no grego a palavra enviar é "Ekballo" dá o sentido de "tirar com força" ou "lançar para fora." veja a figura.
Portanto, a natureza da missão da Igreja é missão centrífuga,
requer-se que vá a outras gentes e as ganhe, onde quer que se encontrem,
para a causa de Cristo. Depois de ganhar para Cristo, devem formar
extensões da Igreja em seu próprio país a seguir, esse povo mesmo,
levará a cabo missões centrífugas. Saindo a pregar.
Em Marcos 16.15 lemos: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a
toda a criatura". Já falamos que no Novo Testamento Jesus transfere esta
responsabilidade para a sua Igreja à Nova Nação Santa (I Pe 2.9).
Em Jo 20.21-23 Jesus identifica os discípulos com os propósitos
eternos do Pai "assim como o pai me enviou, também eu vos envio a vós."
Aqui também a palavra envio está no sentido contínuo Jesus está sempre enviando.
Missões é uma tarefa tão grande e tão desafiadora que implica a
inclusão de todos os crentes. Nem uma igreja pode omitir-se, nem um
crente pode negar sua responsabilidade.
Podemos ir até mais longe, enfatizando que missões é responsabilidade
de cada crente de cada igreja. Ninguém pode desculpar-se por não estar
participando.
Se o Pastor tiver amor por missões, a igreja vai adquiri este amor, o pastor é a pessoa chave para as missões.
O Espírito Santo é o poder para as missões. Os discípulos deveriam
ficar em Jerusalém até serem revestidos desse poder, pois não podiam
começar a obra de Deus sem o revestimento de poder.
O Espírito Santo, ele conduz os discípulos a entenderem que o
evangelho também é para outros povos (At 10.44.49). Ele guia os obreiros
ao campo missionário (At 8.26; 16.6,7) e chama os obreiros às missões
transculturais. (At 13.2).
3.1 Missões na Igreja em Antioquia
A Igreja em Antioquia da Síria é conhecida como a agência
missionária, ou seja, o centro de missões. Ela serve como exemplo, pois
foi à base missionária do avanço da Igreja primitiva no alcance dos
outros povos.
A Igreja em Antioquia foi o resultado de uma forte perseguição que sobreveio à Igreja em Jerusalém.
A Igreja em Jerusalém estava voltada apenas ao trabalho da cidade,
esquecida Judéia, Samaria e dos confins da terra, quando Deus permitiu
uma forte perseguição.
Existe hoje em dia a idéia de que a Igreja precisa ser perseguida
para que cresça, esta idéia é contrária à ênfase do Novo Testamento,
pois conforme o livro dos Atos dos Apóstolos conhecido como o manual de
missões, a Igreja foi perseguida porque crescia. Foi o crescimento que
causou a perseguição, e não ao contrário a perseguição, depois causou a
dispersão, que pela providência de Deus, resultou em plantações das
igrejas em muitos lugares (1 Pe 1. 1-3)
A Igreja em Antioquia enviou missionários (At 13. 1-3) "e impondo
sobre eles as mãos, os despediram", "é símbolo de autoridade em enviar",
ela está aprovando a pessoa para ser representante de Deus e daquela
igreja local ou denominacional. Então a Igreja tem que reconhecer sua
responsabilidade na vida dos seus missionários em orar, contribuir,
amar, socorrer e compreender, isto fez a Igreja em Antioquia. Rohden
(Ano e Página) descreve em detalhes a partida dos missionários enviados
pela igreja em Antioquia:
Barnabé e Paulo, acompanhados dos presbíteros e todo povo,
atravessaram a "avenida marmórea" e a ponte sobre Orontes e descem ao
Porto de Selêucia [...] o pequeno grupo de cristãos, como se refere
Lucas ajoelha nas areias brancas da praia, orando com fervor e chorando
em silêncio [...].
A Igreja em Antioquia serve de modelo para nós hoje, Donald Stamps,
autor da Bíblia de Estudo Pentecostal, sustenta: "Pela imposição de mãos
e o envio de missionários, a igreja indica que se compromete a
sustentar e assistir os que saem à obra". ( ANO e Página)
O Pastor José Satírio dos Santos recomenda:
Ao sair para o campo missionário, o obreiro deve ter garantidos o
salário (condizente com a realidade do país de destino) e moradia. Se
possível, também um veículo e havendo recursos suficientes, o
financiamento para a construção, compra de propriedades e adequação de
estrutura de trabalho. [....]. (ANO E PÁGINA)
O pastor ainda nos adverte: "não vejo outra forma de fazer missões com eficiência".
Muitos saem ao campo missionário por que se encantam com a palavra
"missionário" e saem para o campo sem experiência, sem preparo e muitos
nem sabem o que é a obra missionária. Outros saem porque um "profeta"
falou sobre o assunto, sem o próprio candidato não ter plena convicção e
certeza da chamada, e o resultado sem dúvida será fracasso na obra
missionária.
A Igreja em Antioquia dava ouvidos à voz do Espírito Santo, a Igreja
ouvia o que o Espírito Santo tinha a lhes dizer; e você tem ouvido o
Espírito Santo falar com você sobre missões?
A Igreja em Antioquia deu o melhor para missões. O Espírito Santo
separa, prepara, capacita e impulsiona a Igreja a enviar obreiros para o
trabalho missionário.
3.2 Missões na vida do missionário Paulo
Falar em missões sem mencionar o missionário Paulo, não estamos
falando sobre missões na sua totalidade, porque podemos afirmar que
depois de Jesus, Paulo foi o maior missionário de todos os tempos. E
missões, Paulo fez com eficiência. Ele considera-se um abortivo (1 Co
15. 8) para desempenhar seu mistério entre os gentios, sendo considerado
apóstolo deles o que o Senhor fala a Ananias (At 9. 15; Gl 1.15,16).
Consideramos duas passagens bíblicas, onde Paulo fala da sua visão de
levar o evangelho a povos que viviam longe da luz do Senhor Jesus (Rm
15. 19-20; 2 Co 10. 15).
Paulo era aquele missionário que se esforçou por anunciar o
evangelho, ele procurava pregar dando atenção especial aos lugares onde
ainda não havia um trabalho organizado. É por isso que seu coração ardia
pela Espanha: "Penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois
espero que de passagem, estarei convosco e que para lá seja por vós
encaminhado [...] passando por vós irei à Espanha" (ROMANOS, 15. 24,
28).
Nenhum trabalho ou feito próprio era motivo de orgulho para Paulo a não ser o
Senhor Jesus somente (2 Co 10.17)
Paulo considerava o missionário como um lançador de fundamentos, de
maneira que pregar onde já havia um trabalho estabelecido, significava
edificar sobre o trabalho de outro, causando choques, contendo
desperdícios de tempo e dinheiro, e até os prejuízos morais para a obra
de Deus.
Paulo escreveu em grego cuja a transcrição simples seria "yperhekeina ymon" que significa "lugares além de vós", ARC [Almeida Revista Corrigida]; ou para além das vossas fronteiras ARA [Almeida Revista Atualizada] (2 Co 10.16).
3.2.1 Paulo e sua primeira viagem missionária
Apesar de sua confiança e do chamado divino para as missões Paulo
entra em um período de inatividade durante sete ou oito anos, poucos se
ouvia falar dele. Mas aqueles anos foram de espera, disciplina e
paciência. Ele tinha uma missão, mas faltava-lhe oportunidade. Ele
aprendeu que as delongas de Deus têm sempre um propósito; nada sai
errado em seu cronograma.
Depois de várias reuniões e muita oração, os líderes da Igreja
entenderam que era a vontade de Deus que enviasse. A sua primeira viagem
missionária está registrada em (At 13. 1 - 14, 28), Barnabé e Paulo ou
os missionários levaram com sigo o jovem Marcos. Quando a primavera
chegou aos montes da Síria, os três partiram; muitos irmãos estavam lá
para se despedirem deles. Os missionários caminharam pela longa estrada
pavimentada que os levaria ao porto da Selêucia (Porto do Mar
Mediterrâneo sendo também uma das principais cidades da Síria) onde
havia grande atividade. A sua primeira viagem missionária durou cerca de
dois anos (48 a 49 d.C.).
Em atos 3.6 "E, havendo atravessado a ilha até Pafos". Dá idéia de
uma campanha evangelística. Lucas que escreveu o livro de Atos mencionou
trinta e dois países, cinquenta e
quatro cidades e nove ilhas. Significa "uma turnê evangelística em toda a ilha".
3.2.2 Paulo e sua segunda viagem missionária
Paulo agora leva consigo Silas (At 15. 40-41) "E Paulo, tendo
escolhido a Silas, partiu," passou pela Síria e Cilícia eram duas
províncias, Paulo visitou as igrejas que já estavam organizadas ali,
essas igrejas foram plantadas pelo esforço da Igreja em Antioquia, que
era uma Igreja missionária, e de Paulo quando passou dez anos em Tarso
(At 15. 23; Gl 1. 21). A segunda viagem missionária de Paulo aconteceu
em 50 ou 49 d.C. perseguiu por terra rumo ao norte, atravessando os
"portões da Síria" e Cilícia até o sul da Galácia.
Derbe – Quando fora a primeira vez fizeram muitos discípulos, em
Listra Paulo encontrou um discípulo por nome Timóteo (At 16. 1) e o
mesmo acompanhou Paulo nesta segunda viagem missionária. Frígia, Galácia
e Mísia região que foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a
palavra na Ásia (At 16. 6-7).
Paulo a noite teve uma visão em que se apresentava um varão da
Macedônia e lhe rogava, dizendo: "passa a Macedônia, e ajuda-nos".
O missionário nos dias de hoje precisa ter visão como tinha o
missionário Paulo. Depois desta visão Lucas registra "E, logo depois
desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor
nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. (v. 10). Tudo indica que
Lucas se juntou com a equipe missionária.
________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário